O fim do rádio nos Estados Unidos e o que podemos aprender sobre isso.

julho 21, 2009 at 4:49 am 20 comentários


A figura acima é um printscreen do site da rádio americana Pulse FM 87.7 . A emissora tem o formato dance e se encontra simplismente no maior mercado radiofônico do mundo: Nova Iorque.

O que surpreende é a mensagem da página. A rádio tem apenas mais uma semana de vida caso não consiga uma certa soma em dinheiro.  Para isso, apelou para uma atitude inédita, pedindo doações aos seus ouvintes.

Tem tudo para ser um fiasco.

Qualquer  rádio que não se mantém financeiramente tem duas opções. Fechar as portas ou mudar de formato (enquanto ainda existe tempo). É perturbador e vergonhoso uma emissora usar estes subterfúgios,  mas dificilmente os abnegados doadores mandarão cheques todos os meses para a conta bancária da emissora.

E pensar que Nova Iorque teve grandes emissoras dance no passado como a 92KTU, onde desfilavam as inesquecíveis montagens do Paco´s supermix.

Já escrevi vários artigos sobre a situação do rádio americano e parece que tudo piora cada vez mais. Várias grandes redes estão à beira da falência. Ações foram pulverizadas e hoje valem centavos de dólar. O endividamento é tamanho que rolar a dívida é quase impossível, pior ainda com a falta de crédito devido à crise.

Milhares de profissionais demitidos transformaram a maioria das rádios hoje em jukebox com antenas. Para vocês terem uma idéia, várias horas se passaram após a morte de Michael Jackson quando as primeiras rádios começaram a tocar suas músicas. Claro, não havia ninguém nos estúdios. Quem deu a notícia em primeira mão? Nem FM, AM ou TV. Foi o site tmz.com .

Acontece que o maior problema é que para o jovem de hoje, o rádio é uma mídia morta nos Estados Unidos. Não há  renovação da clientela.

– Para que rádio se eu posso ouvir a minha música como e quando eu quero?

– Para que rádio se nunca há novidades e eu descubro novos artistas no Facebook e Myspace?

– Para que rádio se eu encontro minha tribo e interajo diretamente com eles através do SMS e do Twitter?

– Para que rádio se ao invés de receber a informação, EU SOU a informação?

– Para que rádio se meu iPhone tem milhares de aplicativos onde eu posso me conectar com a webrádios do mundo inteiro e sem comerciais?

– Para que rádio se as promoções e novidades estão nos próprios sites e/ou blog das minhas bandas preferidas?

– Para que rádio se agora eu não quero intermediários entre eu e os artistas?

– Para que rádio se eu escolho e absorvo na hora mais conveniente a notícia que vai me fazer ganhar o dia?

– Para que rádio se o mainstream musical tornou-se chato e repetitivo?

Essa é a realidade lá, mas em breve será a daqui. Ainda temos tempo para nos adaptarmos, pois a internet atinge somente cerca de 20% da população. Mas é pelos celulares que a revolução vai acontecer, e nesse quesito estamos bem avançados.

Quando a classe C,D e E começar a fazer para si as mesmas perguntas, estarão nossas rádios preparadas?

Quanto tempo nos resta para a batalha?

Hoje temos 156 milhões de celulares no país, muito mais que telefones fixos. A expansão da base de celular no Brasil é de quase 20% ao ano. 83% dos brasileiros tem celular. Somos maioria no Orkut e Twitter e reconhecidamente um dos povos mais aficcionados por internet. A classe C está ávida para consumir e o celular está em seus planos. As operadoras sabem disso e vão tornar a banda larga 3G cada vez mais acessível. A empresa que não seguir esse caminho será engolida pela concorrência.

Tudo isso em nosso horizonte  e os nobres radialistas vão esperar o ouvinte perguntar:

– “Para que rádio?”

Será?

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Valmir Rodrigues analisa microfones 2. Programa Olhar Digital: Webrádios.

20 Comentários Add your own

  • 1. Patrícia  |  julho 21, 2009 às 6:59 am

    Isso já chegou aqui sabia?

    Veja o rodapé do site desta rádio:

    http://www.minasvalefm.com.br/

    Já estão passando a sacolinha pedindo contribuição através do “PagSeguro” e faz um certo tempo…

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  • 2. Patrícia  |  julho 21, 2009 às 7:05 am

    E não é comunitária!

    É “rádio que anda”…

    a concessão é de Camanducaia, a lendária cidade da fictícia rádio de mesmo nome da cidade e que, na verdade, tem mesmo é essa rádio pedinte.

    Quero dizer, tem e não tem, pois a rádio está em Pouso Alegre, cidade bem mais desenvolvida, uma espécie de “capital do extremo sul de mg”.

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  • 3. Gabriel Passajou  |  julho 21, 2009 às 11:12 am

    Patrícia,

    Eu ouvi a rádio e o break estava lotado de comerciais.

    Não achei a rádio mal feita não, viu?

    Spots e chamadas bem produzidas, boas vnhetas cantadas. É difícil acreditar que esteja mal das pernas.

    De qualquer forma, realmente tem o pagseguro, mas pelo menos não tem uma campanha tipo “nos dê dinheiro ou saímos do ar”. Pelo menos durante o tempo que ouvi, a impressão foi positiva.

    Abraços…

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  • 4. Windson  |  julho 21, 2009 às 3:36 pm

    Gabriel,

    na verdade essa Radio a Pulse utiliza a banda de Televisao ou seja ela so pode ser ouvida em receptorores que sao capazes de sitonizar canais Baixos.No caso ele utilizao um canal que vc conhece bem chamado Sub-Carrier.
    Onde os caras dancarm???? Com o fim das transmissoes analogicas,e a entrada definitiva do sistema Digital o Canal Sub Carier deixa de Existir.
    Por enquanto o canal 6 em New York e um dos pouquissinos que continuam a operar em sistema analogico,por pouco tempo.
    Dai o desespero da Galera…Por enquanto a “Pulse “ainda Pulsa.

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    • 5. Rodrigo  |  julho 21, 2009 às 6:05 pm

      Windsor
      Legal esse seu esclarecimento, eu não sabia que rádios operavam nesse sitema.

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  • 6. Cássio Fernando  |  julho 21, 2009 às 6:36 pm

    Cada um tem a decadência que escolhe…
    Aqui no brasil tbm acontecerá um grande desmanche em alguns anos…Creio que as emissoras jornalísticas ou com contéudo informativo e didático ainda serão as que vão se segurar , mas as musicais e de entretenimento pela música , vão dançar com certeza…Pela porcaria que a se faz no rádio hoje aqui no brasil , até que estão demorando a cair….
    E creio ser irremediável o fim , pois os ouvintes tbm acompanham a desqualificação e o amadorismo que ficou o rádio em sua vasta maioria….

    Cássio Fernando
    Ex radialista

    Responder
    • 7. Denis  |  julho 22, 2009 às 8:00 pm

      Cássio

      Gostaria de acrescentar ao seu comentário que escolher entre o que é oferecido hoje pelas emissoras ditas musicais e um I pod ou um simples MP3 player é até covardia, 10×0 para a concorrência. As emissoras com conteúdo informativo sem dúvida terão uma sobrevida, mas o futuro é totalmente incerto para todos o segmentos. O rádio como conhecemos hoje está com os dias contados.

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      • 8. Cássio Fernando  |  julho 22, 2009 às 8:23 pm

        Oi Denis

        Verdade…Contra um I ou um mp3 feito fica complicado..
        Mas é justamente esse o mote principal da mudança que deveria ter acontecido com o rádio e , infelizmente , aconteceu ao contrário…………..
        Sabedores da necessidade que urgiam em deixar o rádio competitvo , artístico e com direção boa como foi muito tempo , em função dos incrementos citados acima (Ipod e mp3 ) em termos de música , os senhores do rádio deveriam ter qualificado e ido enfrentar com talento a queda das audiências do rádio.
        Foi feito exatamente o contrário , isto é , contrataram apenas amadores e baixaram os salários dos bons profissionais q se evadiram do rádio prá se manterem melhor e dignamente.
        Aí ficou moleza prá Ipod´s e mp3´s ganharem por WO essa partida contra o rádio…
        Concordo que o rádio de hoje está condenado a morrer e bem em breve , mas reitero que a quebradeira será maior que isso…
        Infelizmente..
        Eu apostava numa virada , mas o “senhores” do rádio são mesmo imbecis , arrogantes e acima de tudo descerebrados prá fazer exatamente o q não deveriam e ainda acharem que estão fazendo um show todo dia com suas emissoras cretinas !
        Quero acrescentar ainda que existem profissionais tôscos e da antiga escola que se submeteram a essa bagunça em troca de cargos e segurança financeira , dando péssimo exemplo moral e ético aos que são mais jovens , verdade seja dita…
        Rogo a Deus q eu esteja sonhando acordado ao pensar e escrever isso aqui..
        No entanto eu fiz bem minha parte (graças a Deus) e sempre usei de boa índole e profissionalismo prá viver do rádio em minha fase..
        Saio de boa do cenário e deixo um historico legal e de amor a profissão, mas muito triste pelo veículo que tanto gosto e tanto me deu alegrias , estar nessa situação….
        Abç Denis e sucesso prá ti sempre !

  • 9. Mestre dos mics  |  julho 21, 2009 às 8:01 pm

    Prevendo futuro… concessões fm a R$ 1,00 a dúzia. Quando? 10 anos rss

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  • 10. Gabriel Passajou  |  julho 21, 2009 às 9:42 pm

    O gabrielpassajou.com pautou vários blogs hoje com esse mesmo assunto. Legal! :)

    Responder
  • 11. Tim  |  julho 22, 2009 às 9:41 pm

    A PULSE ganhou um novo fôlego. Ela recebeu um adiamento de alguns credores, e agora tem mais tempo para tentar levantar fundos através de meios mais convencionais para continuar no ar.

    Como diz o Windson, a Pulse ainda pulsa…

    Responder
  • 12. Gabriel Passajou  |  julho 22, 2009 às 10:05 pm

    Obrigado pelo informação, Tim!

    Aliás, obrigado pela participação de todos no blog! Está sensacional!

    Responder
  • 13. Reinaldo Lima  |  julho 28, 2009 às 6:23 pm

    É , não tem jeito , as radios foram legais , nos 80 e inicio dos 90 depois disso começou a decadência, eu particularmente nem ligo o radio , não da mesmo , prefiro ouvir as webradios , em tempo o Julinho Mazzei logo vai esta com a webradio dele no ar .
    No passado alem as musicas que eram e são muito boas , nem se compara com as que andam tocando hj em dia nas radios que aí estão , escapam ainda ao meu ver , a Antena 1 e a Alpha Fm que tem a programação fixa direcionada ao publico alvo , diferentemente das outras que tocam qualquer porcaria , mas é a tendencia , me digam que consegue assistir os canais de Tv aberta, um lixo total , e no sabado e domingo quando deveriamos ter uma programação de qualidade , o que vemos ??? Faustão , Gugu, Eliana , Sivio Santos , quanta porcaria que não acrescenta nada de útil a cultura , triste, então o radio esta acompanhando a Tv, é por isso que a internet esta cada vez mais tendo acesso é a tendencia, seja no conteúdo de video ou audio , temos muito mais opções na grande rede e a qualquer momento a tendencia é esta .
    Abraços , Reinaldo Lima

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  • 14. Cristiano Petter  |  julho 29, 2009 às 11:00 pm

    Amigos e amigas
    Aqui no sul os vendedores, ou jornaleiro de esquina, ficam a gritar pra chamar a atenção, OLHA A ZEROOOOO, OLHA A ZEROOOOOO, relacionado ao jornal Zero Hora. Já imaginei eles gritando nas grandes cidades…Olha radio baratinha no interior…. É que Deus ouça o nosso amigo e meu conterrâneo Cássio, que em outro tópico profetizou isso, que haverá uma quebradeira de rádios e elas serão vendidas a troco de banana, DEUS permita que isso aconteça e que elas comecem a cair em nossas mãos, essa será a única forma do Radio voltar a ser Radio.
    Cristiano Petter
    Assessor de Comunicação
    Ex-radialista hehehe

    Responder
  • 15. Cássio Fernando  |  julho 30, 2009 às 12:02 pm

    Outra coisa que vai desaparecer será o jornal em papel…
    Creio que em 10 anos teremos apenas alguns poucos (os grandões de sempre) e quem sobreviver (quiser sobreviver melhor dizendo) no mercado terá de ser On Line..
    Mas aí já é papo prá outro tópico…

    Cássio Fernando

    Responder
  • 16. gilmar  |  agosto 11, 2009 às 7:26 pm

    ola pessoal boa tarde, eu tambem acredito que o radio esta mesmo precisando de uma reciclagem, pois tocam cada bobeira que da nojo, tenho 44 anos e ja gostei muito de radio, em 2000 fiz um curso de radialista setor locuçao no senac osasco sp, passei a gostar de radio porque tinha bons locutores atraim a tençao do ouvinte, mas hoje em dia ja estou eles nao estao nem ai falam sem dicçao, nao interpretam bem os comerciais e os que estao vindo por ai estao no mesmo caminho. nunca trabalhei em radio, pois nuinca consegui entregar um demo para nem um diretor nunca encontra a pessoa certa deixa o demo com algum fincionario e ele desapareçe. mas ja nao estao tao entusiasmado como era foi como o colega citou o salario e pouco, e tem mais eles nao estao preocupados com qualidade. vejam só gente na tv que nunca mem falou em microfone e por ai afora

    Responder
  • 17. Henrique Mourão  |  agosto 13, 2009 às 8:56 pm

    Engraçada né Gabriel, vc que prega tanto a rádio popular como a RÁDIO DO FUTURO de repente uma rádio 100% sertaneja, mendingando dinheiro para sobreviver..será o segmento popular o ideal para as emissoras?

    Responder
  • 19. Getúlio Prates  |  fevereiro 2, 2010 às 2:55 am

    Radio Gaga, Radio Goo GOoRadio Bla Bla
    (Roger Taylor – Queen)

    Música é a narrativa de um radiófilo que lamenta a decadência do rádio graças à popularização da TV.

    Responder
  • 20. Andre Martines  |  setembro 30, 2012 às 2:03 am

    O rádio aqui no Brasil é forte principalmente no interior se houver jornalismo local… o que peca é a programação musical. Resta as rádios partirem para programas com conteúdo ou segmentar de vez mesmo! Tem uma rádio da Band aqui na minha região que seu segmento é adulto… embora seja um adulto mais conversador do que com espírito jovem, e só toca flash back e easy listening e no entanto, há fila para anunciar nesta emissora…

    As FM dos anos 80 e até meados de 90 eram jovens, dinâmicas e mais internacionais (embora fixa-se mais no eixo EUA-Inglaterra) mas aí em 95 veio a regionalização…

    O rádio não morreu, só precisa de um pouco de inteligência…

    Responder

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